sábado, 19 de novembro de 2011

John George de Carle Gottheiner, nascido em Rolândia - Pr.


FOLHA1
John George de Carle Gottheiner tinha grande capacidade para idealizar e realizar projetos, em diversas áreas. O paranaense de Rolândia, filho de pai alemão e mãe inglesa, foi um empreendedor.
Seu pai, que trabalhou na Companhia de Terras do Norte do PR, veio ao Brasil antes da Segunda Guerra e se casou por aqui com uma inglesa que conhecera na Europa.
Quando o pai teve câncer, a família se mudou para Ubatuba (SP). John, que havia estudado num colégio alemão em Rio Claro (SP), fez administração na FGV, na capital.
Depois de formado, deu aulas de inglês num cursinho para estudantes que queriam entrar em economia na USP.
Em 1973, após ter sido diretor de um consórcio, fundou a empresa de proteção ao crédito SCI (Segurança ao Crédito e Informações). O negócio, que foi vendido em 1998 para a Equifax, teve 43 filiais espalhadas pelo país e cerca de 1.200 funcionários.
Não parou de investir após a venda da empresa. Foi dono de fazendas de soja no TO e de gado no MS, de uma metalúrgica em Londrina (PR), de uma faculdade (Facesi) em Ibiporã (PR) e da rádio Pantaneira em Anastácio (MS).
Segundo Edgar Monteiro, diretor da metalúrgica, John tinha especial apreço pela educação, algo que adquirira quando professor. Sua faculdade, com 200 alunos, não era "para ganhar dinheiro", conta. Também teve uma fornecedora de kits escolares.
Morreu no sábado, aos 68, em decorrência de um câncer. Teve três filhos. A missa do sétimo dia será hoje, às 16h, na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Alphaville, na Grande São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário